Descrição: Ponta de seta. Fragmento de uma peça de ferro com cabeça piramidal destacada, maciça e de secção triangular, com alvado subcilíndrico, para encabamento numa haste de madeira. Peça com resto de madeira do cabo.
Usadas como projéteis de arcos (pontas de seta ou de flecha) e de bestas (pontas de virote) são armas comuns nos confrontos entre muçulmanos e cristãos no período medieval, mas não se conhecem diferenças entre as usadas nos dois campos militares. Algumas pontas de seta eram ervadas, ou seja, podiam conter preparados de plantas que envenenavam o adversário.
FERNANDES, I.C.F. e SANTOS, M.T. (2008) - Palmela arqueológica. Espaços, Vivências, Poderes. Roteiro de Exposição. Palmela: Câmara Municipal/ Museu Municipal.
GASPAR, Diogo; FERNANDES, Isabel C. F.- Guerra e Paz. A Ordem de Santiago em Portugal, Lisboa: Edições Colibri, 2015
FERNANDES, I.C.F. (2012) - Palmela Medieval e Moderna: a leitura arqueológica, in FERNANDES, I.C.F. e SANTOS, M.T. (coord.) - Palmela Arqueológica no contexto da região interestuarina Sado-Tejo. Palmela: Município de Palmela.
CAETANO, Joaquim Oliveira; MACIAS, Santiago (2020) - Guerreiros e Mártires. A Cristandade e o Islão na formação de Portugal, Museu Nacional de Arte Antiga/Imprensa Nacional Casa da Moeda
Exposições
Palmela Arqueológica. Espaços. Vivências. Poderes
Igreja de Santiago - Castelo de Palmela
17/5/2008 a 18/5/2009
Exposição Física
Espaço Arqueológico - Núcleo museológico do Castelo
Castelo de Palmela - Galerias musealizadas da Praça de Armas
Exposição Física
Os Signos do Quotidiano. Gestos, marcas e símbolos no Al - Ândalus
Museu Municipal de Tavira - Núcleo Islâmico
18/5/2012 a 29/11/2012
Exposição Física
"Guerreiros e Mártires. A Cristandade e o Islão na Formação de Portugal"
Museu Nacional de Arte Antiga - Rua das Janelas Verdes - 1249-017 Lisboa