Descrição: Capitel de colunelo em mármore. A decoração é simples e simétrica em todas as faces, definindo um programa que se filia no modelo do capitel coríntio. O motivo central são duas volutas que abrem em V a partir de um ponto comum. A parte inferior do cesto, abaixo do enrolamento das volutas, apresenta quatro discretas saliências que definem folhas de acanto nos ângulos. O capitel mostra depressão para encaixe, cavada na parte superior e forma um corpo único com o fuste.
FERNANDES, I.C.F. e SANTOS, M.T. (2008) - Palmela arqueológica. Espaços, Vivências, Poderes. Roteiro de Exposição. Palmela: Câmara Municipal/ Museu Municipal.
FERNANDES, I.C.F. (2004) - O Castelo de Palmela: do Islâmico ao Cristão, Lisboa/Palmela: Edições Colibri/Câmara Municipal de Palmela.
FERNANDES, Isabel Cristina F.; SANTOS, Michelle Teixeira - "Indicadores do período romano em Palmela: Castelo e Alto da Queimada", in Lisboa Romana A cidade produtora (e consumidora). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa,pp. 275-283.
Exposições
Palmela Arqueológica. Espaços. Vivências. Poderes
Igreja de Santiago - Castelo de Palmela
17/5/2008 a 18/5/2009
Exposição Física
Espaço Arqueológico - Núcleo museológico do Castelo
Castelo de Palmela - Galerias musealizadas da Praça de Armas